Bem-vindo ao Portal da Embaixada de Portugal em Budapeste

danubio noite 2

Mais notíciasNotícias

Foram ontem renovadas, por mais 30 dias, as regras de entrada na Hungria que começaram a ser implementadas a 1 de setembro último. 

De acordo com o Decreto governamental em vigor a partir de 1 de setembro, as condições de entrada na Hungria são:

1. Para húngaros e cidadãos de estados da UE legalmente residentes na Hungria: os cidadãos húngaros e os residentes serão submetidos a um exame médico à entrada. Se existir suspeita de infeção, serão colocados em quarentena oficial. Se o exame médico não revelar suspeita de infeção, serão colocados em quarentena domiciliária durante 10 dias. Esta quarentena poderá ser quebrada se forem apresentados dois testes PCR negativos. Um destes testes poderá ser realizado em qualquer país do espaço Schengen. O segundo teste deverá ser realizado na Hungria, no mínimo 48h depois do primeiro teste (máximo 5 dias). Se o resultado dos dois testes for negativo, o interessado deverá solicitar à polícia húngara autorização para sair de quarentena.

2. Para cidadãos estrangeiros não residentes na Hungria: as deslocações que têm por destino a Hungria estão proibidas, a não ser que lhes seja atribuída uma autorização pela Polícia húngara. Neste caso, terá de cumprir as regras indicadas no ponto anterior. A autorização só pode ser concedida pela Polícia húngara (e não pelas embaixadas).

O requerente da autorização terá de provar que pretende entrar na Hungria com um dos seguintes objetivos: para receber tratamentos médicos (com documentos oficiais que o comprovem); viagem de trabalho (apresentando uma carta-convite de uma empresa sedeada na Hungria); estudantes inscritos em instituições de ensino húngaras (com documento comprovativo dessa instituição); participação num evento desportivo internacional ou num evento cultural ou religioso de especial importância.

O pedido de autorização terá de ser enviado eletronicamente em húngaro ou inglês, pelo próprio ou o seu representante legal e poderá ser encontrado no sítio da Polícia húngara: https://ugyintezes.police.hu/en/meltanyossagi-kerelem (form ID: COVID-02). De acordo com a Polícia, quem viajar para o Aeroporto de Budapeste, deverá selecionar no formulário o destino: "Liszt Ferenc Nemzetközi Repülőtér" (nome do Aeroporto).

Depois de submetido o pedido, receberá um email automático confirmando a receção do mesmo. A eventual autorização para entrar na Hungria poderá demorar 1 ou 2 dias. Não deverá viajar antes de receber a autorização.

Adenda: No passado dia 5 de setembro, as autoridades húngaras informaram que os espetadores estrangeiros de eventos desportivos e culturais de especial relevância, podem entrar no país se apresentarem um teste PCR Covid19 negativo e forem submetidos a um exame de saúde no aeroporto. Neste caso, os visitantes só podem permanecer no país 3 dias. Alertamos para o facto desta regra ter sido criada devido à Supertaça Europeia que se realizará em Budapeste, pelo que as autorizações concedidas pela Polícia nestes termos, devem limitar-se aos espetadores deste evento.

Por fim, os trabalhadores de uma empresa húngara ou filial de empresa húngara, em viagem por motivos profissionais (com respetiva prova), passam a entrar no país sem restrições. 

3. O trânsito de estrangeiros através da Hungria, tendo por destino outro país, é permitido se forem cumpridas duas condições: (i) não existir suspeita de infeção, depois de realizado um exame médico; (ii) apresentação de prova da finalidade da viagem, identificando o país de destino e o caminho a seguir para lá chegar. Estas deslocações só são permitidas através de uma rota autorizada pela Polícia e não podem durar mais de 24h.    

4. Este novo regulamento não afeta o transporte de mercadorias.

5. Este regulamento estará em vigor até 1 de novembro, existindo a possibilidade da sua validade ser, de novo, renovada.  

Contactos

MOM Park C ép. 4.em.
Alkotás u. 53.
1123 Budapest

0036 1 201 7617 (Embaixada)
0036 1 201 7618 (Embaixada)
0036 1 488 7865 (AICEP)
budapeste@mne.pt (Embaixada)
sconsular.budapeste@mne.pt (Secção Consular)
clpic.budapest@gmail.com (Camões I.P.)
budapest@aicep.hu (AICEP)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo gee

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

clp 1

Logotipo Instituto Diplomático

botao aicep